ABRAFIRGA
Rua Riachuelo, 764
13400-510 Piracicaba - SP
CONTATO


ARTIGOS
FATOS CURIOSOS NO GABRIELISMO MUNDIAL

Angelo Zioni

Ao colecionador estudioso surgem, vez por outra, situações bastante curiosas que o levam a se aprofundar em pesquisas que transcendem, muitas vezes, a própria Filatelia.
No gabrielismo, a par de situações bastante repetidas de reproduções invertidas de telas famosas, de citações (bíblicas ou não) estranhamento erradas, são conhecidos alguns casos que merecem maior difusão.

Deixemos de lado a "canonização"do apóstolo traidor, de Judas Iscariotes, que numa das discutidas emissões de Fujeira "São (sic) Judas Iscariotes" é colocado ao lado da cena do despojamento das vestes na crucificação do Mestre...
Deixemos, se um selo vaticano reproduz a uma Santa Catarina de Siena em lugar de uma Santa Clara...mas fiquemos, apenas, com alguns casos que mais de perto se referem aos colecionadores gabrielistas.

Estranha Anunciação

Mera inadvertência, motivada sem dúvida por desconhecimentos na área religiosa levaram os preparadores da emissão togolesa de 15.08.1969 (30fr.) a qualificar de "Assunção" a famosa tela de Sandro Botticelli, a cromática "Anunciação" á Maria.

Gabriel que seria Rafael e acabou Miguel

Comemorando, em 1898, o 4º Centenário do Descobrimento do Caminho marítimo das índias, o governo português atribuiu a uma comissão, especialmente designada, a organização dos festejos nacionais em honra dos navegantes intrepidamente chefiados por Vasco da Gama: daí os selos vascaínos.

É sabido que a nau capitânea da expedição era chamada São Gabriel enquanto outras levavam nomes entre os quais São Rafael e Berrio. Ora, para ilustrar uma série de selos comemorativos da efeméride homenagearam-se, segundo informações da época, os principais navegantes da expedição e respectivas naus, Abreviando, veja-se quanto se publicou a respeito:

E 1986 "O Philatelista", de Lisboa, afirmava (antes da saída dos selos, forçosamente á base de informações prestadas) que o selo de 75 réis trazia "a figura de São Rafael, nome do navio".
O prof.Oliveira Marques: "a figura de São Gabriel sobre o casco de um navio", "São Rafael" (London Philatelist, 1909); "O selo mostra figura alada, tida por São Gabriel, Arcanjo, padroeiro da expedição"(Fred.J.Melville) in "Portugal, Postage Stamps".

"...O pintor João Vaz deveria saber os nomes de 3 dos 4 navios da esquadra do Gama. Se no selo de 150 réis homenageou a Vasco da Gama e ao seu navio, natural é que no de 75 réis quisesse homenagear Paulo da Gama e sua nau - São Rafael. Como não pode figurar Paulo da Gama, representou o Arcanjo São Rafael. E ao Arcanjo Ligou os dois símbolos bem representativos da nossa história - a cruz e a espada".

Em1903, Jacopo Gelli escreveu interessantíssimo artigo na revista italiana de Milão "IL SECOLO ILLUSTRATO" sob o título "A Religião na Filatelia, possivelmente um primado no assunto. Pois bem, nesse trabalho, Gelli - que foi grande escritor filatélico na época, autor de Manuel que fez sucesso - diz expressamente que o selo representava o Arcanjo São Miguel.
Depois de tantas afirmativas o mais certo é concluir por um equívoco do desenhista do selo, tenha ele querido representar seja o Arcanjo Gabriel (patrono da nau de Vasco), seja São Rafael, o Arcanjo patrono da nau do irmão de Vasco. Paulo da Gama, que era justamente a nau "São Rafael. Equivocou-se porquanto o desenho é uma reprodução fidelíssima da tela que se acha no Museu de Arte Antiga, em Lisboa, intitulada "Juízo Final. Basta ver o desenho, basta ter noções generalizadas de religião para se saber como o Arcanjo São Miguel é invocado qual protetor das almas por salvar...

De qualquer modo: o que seria Rafael e que para muitos foi Gabriel (veja-se o primeiro carimbo gabrielino holandês) não deixou, melhor, não deixa de ser...Miguel!

 

 


 




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Site desenvolvido por Computação Gráfica e Design
© 2003 ABRAFIRGA - Associação Brasileira de Filatelia Religiosa São Gabriel. Todos os direitos reservados