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ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FILATELIA TEMÁTICA

 

 

DISCOVERY THE WORLD OF THEMATIC PHILATELY
DÉCOUVREZ LE MONDE DE LA PHILATELIE THEMATIQUE

 

A FILATELIA COMO FATOR EDUCATIVO
THE PHILATELY HOW EDUCATIONAL FACTORY
LA PHILATHELIE COMMENT UN FACTEUR POUR LA EDUCACION


Geraldo de Andrade Ribeiro Jr

Pode parecer desnecessário e até mesmo soar estranho se reiterar a importância da Filatelia na área educacional, mas infelizmente, nem todos tem esta visão, apesar das notórias evidências, principalmente aqueles que são responsáveis pela sua introdução nas escolas.

Os países europeus apresentam larga tradição na utilização da Filatelia como auxílio educacional e até mesmo a nossa vizinha Argentina tem uma longa tradição neste campo. Em alguns países a Filatelia chega até mesmo a fazer parte do curriculum escolar, o que ‚ até‚ natural, considerando-se a sua importância didática, histórica e cultural. A Filatelia, particularmente a Filatelia Temática, promove e supera metas pedagógicas, ao se basear numa idéia central, diretriz, que se desenvolve através dos selos postais.

A adoção de um plano de coleção, de uma estruturação da mesma, implica em raciocinar, criar, imaginar, pesquisar, estudar e observar regras, além de relacionar-se com terceiros. Este conjunto de tarefas configura um trabalho natural de observação, análise e síntese desenvolvendo aptidões e aumentado a capacidade de aquisição de novos conhecimentos com a conseqüente elaboração e expressão dos mesmos.

De uma maneira atrativa e agradável, o educador consegue, através da prática da Filatelia, particularmente a fascinante Filatelia Temática, desenvolver fundamentalmente no indivíduo dois princípios básicos : o formativo, ao exigir o desenvolvimento de aptidões e das capacidades da pessoa e o informativo ao proporcionar a aquisição de conhecimentos especializados relacionados com o tema escolhido. Os benefícios didáticos, educacionais e culturais advindos desta prática são evidentes e é inegável a sua atuação como reforço ao curriculum escolar.

O desenvolvimento da coleção, tornando-a dinâmica, moderna, maleável, cada vez mais completa, induz, sempre a uma necessidade de um melhor trabalho, de mais pesquisa e por isto mesmo motiva cada vez mais o trabalho a ser desenvolvido.

Praticamente em todas as matérias a Filatelia pode ser um importante auxiliar pedagógico, em particular pode-se citar a História, a Geografia e as Artes, nas quais se sobressai imediatamente a correlação com a Filatelia.
Basicamente, trata-se de ilustrar o tema com imagens. Ao manipular os selos, a criança vê e revê, diversas vezes, a mesma imagem ao fixar o selo no álbum, verificá-lo no catálogo, etc. Com isto, além da memorização da imagem representada, tem a sua atenção despertada para a importância do fato que veio a merecer a emissão de um selo e, imediatamente, se bem orientada, pode fazer a sua correlação com os fatos ligados ao tema que está ilustrando. Neste momento é que se faz importante e fundamental a presença de um monitor, seja ele o próprio professor ou um monitor filatélico específico.

A Filatelia desenvolve a metodologia, o senso de observação, a atenção e por fim a paciência, tão necessárias para um estudo em profundidade de qualquer assunto A pesquisa, item este tão importante e ora praticamente abandonado pelos educadores é um elemento obrigatório para a Filatelia e vai despertar o instinto de curiosidade, fundamental para o prosseguimento de seus estudos. Paralelamente, a limpeza, o rigor, a correção, elementos básicos da incipiente coleção serão elementos que lhe servirão ao longo da vida escolar, em qualquer grau e até mesmo profissionalmente, por toda a vida.

A minha experiência profissional como professor universitário e autor de livros didáticos, bem como professor em mais de 30 cursos de Filatelia, em todos os níveis, em diversas partes do país, apontou para diversas mudanças ao longo destes mais de 20 anos de ensinamentos filatélicos, sempre procurando dinamizar a sua prática, além de evidenciar os seus aspectos culturais e educacionais. A cada curso uma crescente preocupação com a didática utilizada, visando testar e aprimorar, cada vez mais, a abordagem dos assuntos e se melhorar o material didático, visando torná-lo prático, moderno e objetivo, voltado especificamente aos que se iniciam na Filatelia, sejam eles crianças ou adultos, com cursos específicos para cada um.

Embora a Filatelia se constitua numa atividade eminente pessoal, para a qual é necessário um razoável esforço e bastante dedicação, pesquisa e leituras, existe um lado social com a necessidade de troca de idéias, com a participação em clubes filatélicos, fundamental para a evolução técnica de um filatelista, bem como o progresso de sua coleção. Com isto valoriza-se até mesmo a sua vida pessoal, no contato com os demais, tirando-o do isolacionismo do mundo moderno.

O imediatismo que caracteriza o mundo moderno, em particular a juventude, é um obstáculo inicial à sua adesão à Filatelia, mas é preciso mostrar-lhes que, quanto mais longo for o caminho da Filatelia, mais será agradável, informativo, cultural, educacional e, principalmente, mais será gratificante aos seus adeptos.
As experiências brasileiras com as Oficinas Culturais, atividades essencialmente práticas e pedagógicas, desenvolvendo atividades filatélicas juvenis em grupos, com a montagem de coleções temáticas, a partir de um conjunto de selos previamente adotado, tem tido boa aceitação. Desta maneira, incentiva-se prática da Filatelia na própria escola (ou por ocasião das visitas de escolares às exposições), criando padrões didáticos.

A experiência didática da Espanha, acompanhada pessoalmente por mim em 1995 é simplesmente fantástica. A partir de um convênio com os correios e os comerciantes filatélicos espanhóis a Federação Espanhola recebeu uma verba específica para apostilas destinada a alunos, manual para o professor, formação de monitores, pagamento das despesas destes e elaboração de vídeos didáticos para distribuição às escolas.

Para maximizar o projeto, as autoridades escolares oficializaram o Curso de Filatelia, de modo que a participação dos professores de primeiro e segundo grau, embora não obrigatória, se tornasse desejável em função de contagem de pontos para promoção dos professores, que teriam apenas de repassar o curso aos seus alunos. Este trabalho acha-se baseado em vídeos de grande qualidade, correta didática, com requintes de análise do tempo de exposição de cada imagem, em função do tempo de percepção da faixa etária a que se destina. Estes vídeos ganharam todos os prêmios de sua categoria nas últimas exposições filatélicas.

Por ocasião da Exposição ESPAMER 95, em Sevilha, na Espanha, foi extremamente agradável participar do setor didático da mesma e ver uma enorme fila de professores, aguardando pacientemente a sua vez para adentrarem às várias salas de aula montadas no local da exposição. Destaque-se o entusiasmo dos jovens monitores, apesar do árduo trabalho com inesperadas aulas extras, bem como o interesse e a intensa participação dos professores.

Os correios espanhóis esperavam resultados a médio e longo prazo, porém, para surpresa geral, os resultados foram imediatos, com enorme procura dos cursos pelos professores, com a consequente disseminação aos seus alunos e o natural aumento de procura dos selos nas agências de correio e no comércio filatélico. Creio que o exemplo espanhol deva servir de modelo, com pequenas adaptações a cada país.

Extrato de palestra originalmente realizada pelo autor no Rio de Janeiro, por ocasião da IV ª Olympic Word Fair, em novembro de 1998, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro e patrocinada pelo Comitê Olimpico Internacional e Federação Internacional de Filatelia Olímpica. A integra da mesma pode ser vista neste site em www.abrafite.com.br/artigo28.htm

 

 

 

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