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ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FILATELIA TEMÁTICA

 

 

PHILATELIC LITERATURE
LITTERATURE PHILATELIQUE

 

DIRETRIZES - GUIDE LINES - DIRECTIONS


DIRETRIZES PARA A AVALIAÇÃO DE
PARTICIPAÇÕES DE LITERATURA FILATÉLICA

*Revisadas no 61º Congresso FIP, em Granada,
nos dias 4 e 5 de maio de 1991e válido a partir de 1.1.1995.

INTRODUÇÃO:

Estas diretrizes foram elaboradas no sentido de
constituirem um guia de orientação, suficientemente
detalhado, para utilização em exposições especializadas
de Literatura Filatélica bem como nas exposições de
caráter geral, nas quais a Literatura Filatélica seja uma das classes admitidas.

PRINCÍPIOS GERAIS:

Embora a maioria dos princípios em uma Exposição Filatélica de Literatura é idêntica àquelas que se aplicam às outras classes filatélicas, existem certas diferenças importantes.

Primeiro: o significado e importância de uma peça de Literatura Filatélica não podem ser avaliados pelo exterior. Esta deve ser avaliada pelo seu conteúdo pelo que, naturalmente, os jurados têm que estar familiarizados com aquele, antes do inicio da exposição.
Entretanto, a disponibilidade de tempo, de três a cinco dias habitualmente disponíveis para a avaliação das participações de uma exposição permitirá aos jurados de Literatura Filatélica tempo para uma revisão e leitura complementar. Este espaço de tempo não é de forma alguma suficiente para que cada jurado da especialidade possa ler, completa e minuciosamente, cada uma das participações de Literatura Filatélica presentes na exposição.

Segundo: as participações de Literatura Filatélica não podem ser desmontadas e melhoradas de uma exposição para outra. Em muitos casos, a participação traduz o resultado de uma vida de investigação e de esforços, cujo produto será útil à Filatelia em geral, por anos e anos vindouros. Por esta razão, a apresentação de Literatura Filatélica em exposições deve ser entendida, em primeiro lugar, como um meio de encorajamento e de promoção de tais esforços literários e só em plano secundário como competição para a conquista de um prêmio de qualquer nível.

Terceiro: é evidente que o publico de uma exposição deve ter acesso e poder examinar as participações de Literatura Filatélica. Um relance de olhos sobre uma fila de livros encerrados numa estante, vitrina ou mostruário fechado, naturalmente, muito pouca informação é um desserviço ao visitante da exposição e ao expositor. O que interessa é o conteúdo e não a visualização da capa.

A Federação Internacional de Filatelia (FIP) desenvolveu um amplo conjunto de regras para avaliar a exibição de material filatélico, incorporando aqueles princípios comuns à todas as Classes de Competição. Para a Literatura Filatélica, estes princípios estão expressos nos "Regulamentos Especiais para a Avaliação de Participações de Literatura Filatélica nas Exposições F.I.P. ". Elas são suplementadas por disposições que contemplam os aspectos peculiares e únicos da Classe de Literatura Filatélica, ou seja, por meio das "Regras Suplementares para a Classe de Literatura Filatélica nas Exposições F.I.P. " Estes dois documentos, tomados como um todo, constituem o conjunto de requisitos necessários para a apresentação e avaliação de uma participação de Literatura Filatélica em exposições FIP.

O USO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO:

Na exposição Filatélica Mundial "STOCKHOLMIA 86" foi introduzido , em base involuntária, o "sistema de pontuação" estabelecido pelo Regulamento Geral da FIP para a Avaliação de Participações em Exposições FIP (GREV).

Esta experiência da "STOCKHOLMIA 86" demonstrou que o uso de tal sistema, secundado por apropriadas "folhas de pontuação ", pode ser útil no sentido de se atingir uma avaliação racional e equilibrada. Todavia, é necessário notar que tal sistema não pode ser aplicado mecanicamente : a totalidade dos pontos obtidos deve ser encarada igualmente em termos de qualidade global das participações.

O uso do sistema de pontos junto com a folha apropriada de pontuação, pode ser de grande ajuda em alcançar uma avaliação equilibrada e racional. Todavia, deve-se enfatizar que tal sistema não pode ser aplicado mecanicamente; o total final dos pontos também deve ser avaliado em termos da qualidade geral da participação. Pode ser de grande ajuda à esta altura dar alguns exemplos concretos do uso do sistema de pontuação. Os exemplos a seguir não foram retirados de julgamentos recentes, mas são, entretanto, representativos das avaliações obtidas durante deliberações de uma seção de jurados.
Neste contexto, considera-se útil a apresentação de alguns exemplos concretos do uso do sistema de pontuação.

Estes exemplos não são recolhidos de resultados de avaliações reais e definitivas; mas representam, todavia, as avaliações obtidas durante as deliberações do Júri.

1) "The Postal History of the Forwarding Agents " - A História Postal dos Agentes Transitários, por Ken Rowe, publicado em 1984 por L.Hartmann :

a) TRATAMENTO DO CONTEÚDO (máximo de 40 pontos) = 38 pontos .
Alto grau de abrangência, apresentação muito clara de matéria de cunho mundial; o livro é fácil de ser manipulado e fidedigno.


b) ORIGINALIDADE, IMPORTÂNCIA E PROFUNDIDADE DA PESQUISA (máximo de 40 pontos) = 37 pontos.

Particularmente alto padrão de originalidade : Rowe foi o primeiro a tratar sistematicamente este aspecto da História Postal (em 1966 e novamente em 1974), inspirando outros a fazer pesquisa similar. O assunto específico também é de considerável significância. Bastante direto e minucioso, considerando sua abrangência mundial, apesar do trabalho recente de Dromberg sobre os Encaminhadores Finlandeses listar importantes agentes não relacionados por Rowe.

c) ASPECTOS TÉCNICOS (máximo de 15 pontos) = 13 pontos.
Alguns pequenos problemas no índice, cruzamento de informações do índice e com a colocação de notas.

d) APRESENTAÇÃO (máximo de 5 pontos) = 4 TOTAL : 92 pontos (Medalha de Ouro)

2) EESTI FILATELIST / ESTONIAN PHILATELIST / DER ESTONISCH PHILATELIST N º 30 (1984). O Filatelista Estoniano. Publicação anual da Sociedade de Filatelistas Estonianos na Suécia e da Sociedade Filatelista Estonianos de Nova York. Editado por Elmar Ojaste. 288 páginas.

a)TRATAMENTO DO CONTEÚDO ( máximo de 40 pontos) = 34 pontos
Em geral bem escrito e editado, com bom uso de ilustrações, tabelas e mapas. A maioria dos artigos são em diferentes línguas ou, pelo menos, tem sumário multilingue. Nem todos os artigos estão no mesmo nível de clareza e rigor técnico.

b)ORIGINALIDADE, IMPORTÂNCIA E PROFUNDIDADE DA PESQUISA (máximo de 40 pontos) = 32 pontos.
Este periódico é uma fonte de importância crítica para a filatelia estoniana e contém muito material original. Esta edição, em particular, contém vários artigos transcritos de outra fontes; também, nem todos os artigos são de cunho filatélico (alguns numismáticos e de erinofilia). Naturalmente, um simples periódico não pode ter a profundidade do recentemente publicado "HANDBOOK OF ESTONIAN PHILATELY ", (Manual da Filatelia Estoniana) embora deva ser consignado que muito da matéria contida no livro foi originalmente desenvolvido nas páginas deste periódico.

c) ASPECTOS TÉCNICOS ( máximo de 15 pontos) = 14 pontos.

d) APRESENTAÇÃO (máximo de 5 pontos) = 4 pontos.

Ocasionalmente falhas na impressão em "offset", afetando a legibilidade das ilustrações das ilustrações e documentos.

TOTAL : 84 pontos (Medalha de VERMEIL)

Por favor notem que os comentários acima descritos pretendem sugerir o processo mental utilizado para atingir uma avaliação numérica. Dois aspectos deste processo mental devem ser salientados : antes de mais nada, os jurados devem levar em consideração os aspectos positivos da participação, em vez de se perguntar : "quantos pontos posso tirar ", isto é, não começar o julgamento pelos aspectos negativos da participação.

Em segundo lugar, todas as avaliações devem ser elaboradas em bases comparativas em relação sobre o que mais existe publicado sobre o assunto; de que maneira temas idênticos tem sido tratados em outras publicações e até mesmo uma pergunta deve ser formulada : qual o significado e importância que uma determinada publicação apresentada pode ter para um país ou outro grupo de línguas quando comparado com outros.
Estes fatores comparativos podem alterar-se de um ano para outro ou de uma exposição para outra e deve ser considerado que tais alterações possam afetar a avaliação de uma participação de Literatura Filatélica.

 

 

 

 

 

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